terça-feira, 27 de março de 2012

Ganhe fazendo o que mais gosta

Pense rápido e responda: quando foi que você sentiu-se totalmente feliz? Preparando os docinhos para a festa do seu afilhado? Quem sabe, decorando o salão para a festa? Pleiteando pelos direitos dos alunos, no Grêmio Estudantil da escola? Comprando o tablet mais moderno do mercado? Ou ainda, plantando uma árvore para ensinar a alguém a importância da sustentabilidade? Encontrar sua vocação para os negócios pode vir daí: ao parar para pensar em algo que realmente faça você se sentir feliz, você dá um passo em direção ao sucesso, podendo ter um indício de qual área deve atuar. 
Você pode abrir um restaurante especializado em comidas com temáticas e decorações especiais, ou então administrar um site sobre a tecnologia aliada aos movimentos sociais e o impacto disso na sociedade... Enfim, você pode fazer o que quiser!

Renata Vanzetto, de 23 anos, começou a cozinhar aos 9. Aos 17, deixou o litoral de São Paulo, onde morava, para estagiar em cozinhas da França e da Espanha. Quando voltou, trazendo na bagagem a experiência de duas das melhores cozinhas mundiais, começou a cursar gastronomia: “Detestei. Fiquei quatro dias na aula e voltei correndo para Ilhabela”. A família ajudou Renata a montar seu próprio restaurante: a mãe, Silvia, deu um fogão e a decoração, a tia cedeu o forno de micro-ondas e o pai, René, entrou com o ponto na marina. Montaram um típico restaurante de comida caseira, onde havia apenas um prato principal. Em 2008, um investidor procurou a jovem chef para abrir expandir seu promissor negócio: queria abrir uma unidade em São Paulo. “Ele desistiu quando tudo estava pronto. Decidimos levar o projeto adiante. Investimos R$ 600 mil”, lembra Renata. Três anos depois, o restaurante tem um faturamento mensal de R$ 200 mil. 


Já Sophia Foster Dimino, jamais tendo imaginado isso antes, tem suas ilustrações vistas por milhões de pessoas ao redor do mundo: hoje, funcionária da Google, ela é membro importantíssimo da equipe de criação de Doodles – como são conhecidos os logotipos alterados – e comemorativos – da marca. Formada em Rhode Island School Of Design, (Providence, EUA), ela conta com a colaboração de inúmeros funcionários ao redor do mundo, que lhe enviam sugestões de temas, atuando como consultores locais. Sophia sempre foi apaixonada por ilustrações, mantendo, inclusive, um blog pessoal com seus trabalhos. Ao ser contratada pela Google, viu sua paixão transformar-se, também, em ganha-pão. Unindo o útil ao agradável, Sophia, hoje, é responsável por grandes trabalhos (mundialmente reconhecidos), como os Doodles em homenagem ao vocalista da banda Queen, Freddie Mercury e ao músico e criador de um dos modelos de guitarra mais utilizados atualmente, o senhor Les Paul (nome dado ao modelo também).

Ache você também o que lhe faz feliz. Ganhar dinheiro é bom, mas ganhar dinheiro fazendo o que se gosta, é muito melhor!




Conheça o trabalho delas


Sophia: Blog e Doodles 



fontes: Revista PEGN e Exame





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?